Ano Vocacional Dehoniano 2012-2013 – Província BRM

PALAVRA DO PROVINCIAL e COMISSÃO VOCACIONAL

Aproxima-se a FESTA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS, dia dedicado à jornada mundial de oração pela santificação do clero, instituído no Ano Sacerdotal (2019-2010), por Bento XVI. Com essa festa queremos iniciar na Província Brasileira Meridional(BRM) o ANO VOCACIONAL DEHONIANO, em Corupá- SC, junto com as festividades dos 80 anos do Seminário Sagrado Coração de Jesus, e concluir no dia 12 de agosto de 2013, em Brusque – SC, na paróquia São Luiz Gonzaga, padroeiro da juventude, quando nossa província completará, seus 10 anos. Acreditamos que é um momento especial para agradecer e celebrar os principais motivos, que nos fazem dehonianos e seguidores do ideal do Coração de Jesus.

Ainda para este ano, o Papa instituiu o Ano da Fé, que começará no próximo dia 11 de outubro de 2012, que marca os 50 anos do Concílio Vaticano II. Também no ano de 2013 temos no Brasil a CF sobre Juventude, visita do Superior Geral SCJ, o Encontro da Juventude Dehoniana, a Jornada Mundial da Juventude e visita de Bento XVI.

O que motiva o Ano Vocacional Dehoniano é o tema do EJD: “Caminhai no amor!” (Ef 5,2), e o lema da JMJ: “Ide, pois, fazei discípulos entre todas as nações!” (Mt 28, 19), e o que nos desafia é a vivência e os compromissos com os objetivos de: reavivar o chamado pessoal e comunitário; concretizar a constituição da PV/SAV, Leigos dehonianos e MDJ; experimentar o Amor de Deus; praticar a dimensão vocacional, para a vida da Igreja e para a sua ação evangelizadora.

Nesse intuito, incentivamos todos os confrades a dar condições e convidar pessoalmente um jovem por paróquia e/ou seminário da nossa província para iniciar uma caminhada vocacional na vida religiosa e sacerdotal dehoniana no Seminário São José e no Seminário São Miguel. Outro gesto concreto que realizaremos em nossa assembleia em agosto, será o que chamaremos: Amigo de Oração Vocacional. Compreende na adesão livre de cada confrade de votos perpétuos que adote durante o Ano Vocacional Dehoniano um formando para prioritariamente rezar, e dentro das condições incentivar, conversar e até presentear seu amigo formando. Na mensagem do santo padre para o 49º dia mundial de oração pelas vocações (29 de abril de 2012 – 4° domingo de páscoa) com o tema: as vocações, dom do amor de Deus diz: “Assim, a verdade profunda da nossa existência está contida neste mistério admirável: cada criatura, e particularmente cada pessoa humana, é fruto de um pensamento e de um ato de amor de Deus, amor imenso, fiel e eterno (cf. Jer 31, 3). É a descoberta deste fato que muda, verdadeira e profundamente, a nossa vida”.

Fazer a experiência do Amor de Deus é descobrir a vocação que está reservada a cada pessoa. Muitos jovens precisam da nossa ajuda para que sintam o quanto Deus os ama. Amar as juventudes e deixar-se amar por elas é o apelo Dehoniano nesse Ano Vocacional. Parafraseando, José dos Santos Calmeiro Matias, cssr, eis alguns aspectos importantes para melhorarmos a nossa capacidade e aptidão de nos realizarmos na vocação e missão da animação vocacional:

*Tentar compreender o outro na sua realidade mais profunda.

*Treinar-se na arte de facilitar a realização dos outros, aceitando as suas diferenças.

*Saber que o importante é aceitar o outro por ser o que é e não tanto por fazer o que eu quero que ele faça.

*Aprender a confiar realmente nos outros e a merecer a sua confiança.

*Estar atento ao que os outros fazem e valorizar as suas realizações.

*Estar atento às crises de crescimento das pessoas com quem vivemos e tentar ajudar a ultrapassar essas crises. Como sabemos, não há crescimento sem crises.

*Nas conversas e no convívio preferir as palavras que exprimam esperança, rejeitando as conversas pessimistas e negativas.

*Tentar não dar guarida no nosso coração aos sentimentos negativos como ressentimentos, planos de vingança.

*Que o nosso lema seja comunicar numa linha de verdade e autenticidade.

*Cultivar o sentido de pertença em relação à família dehoniana e a missão das quais fazemos parte.

*Tentar conhecer as qualidades dos outros e as próprias e compreender que o bem que os outros fazem não deixa de o ser só porque não foi feito por nós.

*Tentar compreender e aceitar a história das pessoas com as quais convivemos, a fim de sermos capazes de as aceitar e compreender.

*Pensar que os outros são um dom de Deus para mim, pois são mediações fundamentais para a minha realização.

*É importante tomar consciência de que será com os outros que eu farei parte da Família de Deus, a qual não assenta nos laços do sangue mas sim nos laços do Espírito Santo.

*Nas comunidades de convívio ou de vivência da Fé é importante mostrar-se aberto a novas formas de caminhar em fraternidade desde que haja objetivos claros e elaborados por todos.

* Tomar consciência de que ninguém é bom em tudo. Por isso há uma grande diversidade de talentos e carismas, dons e ministérios na comunidade.

*A maneira mais profunda de amar é facilitar a emergência única e original dos demais, deixando que sejam iguais a si mesmos.

É um momento especial para juntos vivermos intensamente um tempo de ação de graças e humildes orações ao Senhor da Messe. O projeto do Ano Vocacional Dehoniano segue para a segunda etapa, que compreende as atividades que cada comunidade ou casa de formação vai realizar como expressão de gratidão, incentivo, formação, evangelização e divulgação do carisma dehoniano nas Igrejas locais.

2° ETAPA ( Julho 2012 – Fevereiro 2013)

Abertura; motivação na assembleia BRM; início da peregrinação do ostensório da EJD 2013; celebrações, ordenações, exposições, despertares, semanas vocacionais em São Miguel do Iguaçu, Campo Alegre e Crissiumal, missas, noite da canção dehoniana, retiros, missões em Independência, DNJ, dia da missão, meses temáticos, visita às turmas da catequese da paróquia pelos padres e seminaristas, visita e bênção das instituições de ensino na região paroquial, atendimento vocacional para jovens em algum dos dias da semana, instituição da PV/SAV, Leigos Dehonianos e MDJ nas paróquias que não têm e fortalecimento da identidade e missão nas paróquias que já têm, regional da MDJ e Encontro Nacional da Juventude Dehoniana.

P. Léo Heck, scj
P. Jairson Hellmann, scj

Curitiba, 3 de junho de 2012 – Solenidade da Santíssima Trindade

Anúncios

Sobre Juventude Dehoniana

www.dehonbrasil.com/ejd2013
Esse post foi publicado em PT. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s