Perguntas

faqSidebar

O que é a Juventude Dehoniana?
É um movimento da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus (Dehonianos), que existe em diversos países, e tem como objetivo a vivência da espiritualidade do Coração de Jesus no estilo de vida da juventude. Cada país organiza o movimento de acordo com sua cultura e necessidade. No Brasil, as orientações da Juventude Dehoniana pode ser conhecidas neste link >> Para conhecer a Juventude Dehoniana em outros países, acesse esse link.

O que é o EJD? Quando e onde vai acontecer?
É o Encontro da Juventude Dehoniana. Acontece há vários anos na Europa, normalmente próximo à realização da Jornada Mundial da Juventude . Tem como objetivo reunir as diversas expressões culturais e religiosas da Juventude Dehoniana em atividades distribuídas em oficinas e testemunhos, inspiradas num tema que ajude a pensar o lema da JMJ com o horizonte dehoniano. Em 2013, pela primeira vez o EJD vai acontecer fora da Europa. Será de 20 a 23 de julho de 2013 em Taubaté SP, seguindo até o dia 28 de julho com a participação na JMJ Rio2013.

Como participar?
Para participar do EJD Brasil 2013 existem algumas orientações: ser maior de 18 anos, pertencer a algum movimento ou pastoral que seja acompanhado por um religioso dehoniano (Missão Dehonaian Juvenil ou Leigos Dehonianos, por exemplo) e ser indicado pela sua província de residência. É importante esse processo: o jovem que participa assim o faz em nome de uma comunidade ou área, tornando-se responsável pela vivência do encontro no seu dia-a-dia, espalhando para os demais jovens o jeito dehoniano de ser jovem.

Qual o lema do EJD Brasil 2013?
Inspirado na carta de Paulo aos Efésios (5,2), o lema do encontro é CAMINHAI NO AMOR! O lema identifica o jeito dehoniano de contemplar o lema da JMJ Rio2013, “Ide e fazei discípulos entre todas as nações”.

Qual é o logotipo do EJD Brasil 2013?
Para identificar o encontro, através de um concurso público, foi escolhido o sinal de uma pegada, desenhada com as cores nacionais do Brasil e símbolos que identificam o encontro e sua temática. Para saber mais sobre o logotipo, acesse esse link.

Preciso me preparar para o encontro?
Com certeza! O site oficial disponibiliza mensalmente, de agosto 2012 até julho 2013 um roteiro de estudo, baseado no Evangelho de Lucas, que apresenta o caminho de Jesus até Jerusalém. O texto é o material oficial de preparação ao EJD Brasil 2013 e deve ser estudado e meditado pelos jovens inscritos no encontro. Além disso, a Oração Oficial e o Hino Oficial são recursos que ajudam a rezar e viver o lema do encontro. Para acessar o material de estudo “No Caminho”, clique aqui

Por que o EJD tem padroeiros? Quem são eles?
Já é tradição que o EJD tenha padroeiros que inspiram as atividades religiosas do encontro. Os padroeiros são santos e beatos que entenderam o convite de Jesus de “caminhar no amor” com sua vida e testemunho e podem nos ajudar a encontrar a direção que conduz à pessoa de Jesus. No encontro do Brasil, são cinco padroeiros, que você pode conhecer neste link >>

Quais os idiomas oficiais do EJD Brasil 2013?
No Brasil, o EJD terá como idiomas oficiais o português, o inglês e o espanhol. Outros idiomas podem ser utilizados, especialmente no site, mas todas as atividades se preocuparão em oferecer a tradução para os três idiomas oficiais.

Quais são as atividades do EJD Brasil 2013?Uma programação especial já foi divulgada e informa quais serão as atividades durante o encontro em Taubaté. Estão previstos apresentações culturais (cada país fará uma apresentação de até 10 minutos mostrando sua cultura), testemunhos missionários, oficinas dehonianas (comunicação, saúde, expressão corporal, vocacional, ecologia…), celebrações, orações, momentos de convivência… Toda a programação está disponível nesse link >>

Como será o transporte durante o EJD 2013?
Durante os dias do EJD Brasil 2013 (de 20 a 28 de julho), todo o transporte para as atividades programadas está garantido! Isto inclui também o transporte do aeroporto até Taubaté na sua chegada ao Brasil, quando for necessário, e o retorno do Rio de Janeiro para São Paulo, que será no dia 29 de julho.

O que cada província deve preparar para o EJD 2013?
Como previsto no Manual de Inscrição, publicado em agosto de 2012, cada província deve organizar duas apresentações:
Cultural: uma apresentação de 10 minutos, sobre a cultura de sua província. Este momento será aberto a toda comunidade (isso inclui as famílias de acolhida) e acontecerá no sábado, dia 20. Apresentações que ultrapassarem 10 minutos serão interrompidas, então cuide com o tempo de apresentação! O material áudio-visual que o grupo for usar deve ser entregue até o meio dia do dia 20, para a Comissão de Comunicação (ao final da Missa do dia 20, orientaremos sobre isso).
Temático: uma apresentação de 5 minutos, sobre como a província interpreta o lema “Caminhai no amor!” na sua espiritualidade. Este momento acontecerá no domingo, dia 21. É importante também  observar o tempo de apresentação.
Música: até o dia 30 de junho, enviar por email: 5 canções populares de sua província, 5 músicas de festa e 5 canções religiosas, todas em arquivo MP3. As canções religiosas devem ser acompanhadas com a letra. O email para envio é ejd2013@dehonbrasil.com

Este slideshow necessita de JavaScript.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s